O mais novo Italiano do pedaço é cosa nostra, uai!
Tá dominado. Tutti buona gente fincaram os pés nas nossas montanhas pra ficar. Chegaram num terno Zegna imaculado, cabelo cuidadosamente casual, sorriso largo, mãos frenéticas fazendo muito barulho. Discrição não é a melhor definição para O Italiano (nome do restaurante).
Você chega em um pátio, circula uma piccola fontana e deixa o mundo lá fora. Fomos recebidos por uma esquadra elegante e orgulhosa do que tinham pra nos mostrar. Convidados a fazer um tour pela casa, foi se confirmando detalhe a detalhe o que é que O Italiano tem: estilo. Deixe a sobriedade pros franceses. A casa sabe que ficou magnífica e se gaba disso, sem nenhum sinal de modéstia que nem as nonnas com suas cozinhas.
Não contarei muitos detalhes, primeiro porque estou em tratamento intensivo para tentar curar a verborragia crônica da qual padeço. E porque quero que tenham a sensação que eu tive ao entrar por aquelas portas. O ineditismo da situação (minha e deles próprios) combinado à sobrepujança (mais dramático do que superação) de expectativas. Acho que essa duplinha de sensações frescor + UAU, bem que poderia aparecer com mais frequência no nosso cardápio.
Só quero destacar uma coisa (descambando o tratamento): a cozinha. Ela não é só aberta e interativa; ela é tridimensional. Uma espécie de palco imergido para apreciação dos adoradores da arte e seus processos. Nunca tinha visto algo assim, a cozinha te manda nudes.
O cardápio é enxuto e interessante. Tem toques de inovação com desembaraço. Os clássicos esperados estão nele, boas opções do mar e de carnes também. Tudo é produzido in loco das massas à confeitaria. Os preços são condizentes, achei os valores de algumas entradas especialmente bons. Carta de vinho com opções bacanas para gostos e bolsos com destaque para os da terrinha, certo. Gostei de tudo que comi, mas nada ligou a chavinha do suspiro. Pratos bem apresentados e saborosos executados sob a batuta do chef Alessandro Sofia (aka participante do MasterChef Brasil profissionais, vício confesso).
Pra mim o Oscar de melhor cenário, figurino e roteiro adaptado já está no bolso (do Zegna, lembra bb?) do O Italiano. Agora vá lá assistir ao longa e conta pra gente quanto vale o show, porque pra mim é esse o conceito.
Em cartaz na Rua São Vicente, 155 Olhos D’água.
Subtítulos: Foto 1: a gente ama promo 2: Vitello Tonnado $35 3. Carne cruda $42 4. Arancini $22 5. Pollo – galeto assado $49.




